batismoO Mormonismo realça a importância do batismo. A quarta Regra de Fé, escrita por Joseph Smith, declara que os Mórmons “acreditam que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: primeiro, Fé no Senhor JesusCristo; segundo, Arrependimento; terceiro, Batismo por imersão para a remissão de pecados; quarto, Imposição de mãos para o Dom do Espírito Santo”.A Igreja Mórmon pratica o batismo por imersão completa em água. Ele é o símbolo de uma morte e enterro da pessoa carnal, e um renascimento da pessoa como discípulo de Jesus Cristo e membro da Sua Igreja.

Como muitos cristãos, os mórmons acreditam que uma pessoa que se arrepender e for batizada tem todos os seus pecados prévios perdoados. Ele ou ela é totalmente  limpo e considera o batismo como o começo de uma nova vida.

O batismo também é o ato de se fazer uma promessa ao Senhor. No batismo, os mórmons fazem um convênio, ou promessa, em duas direções, com o Senhor de que eles tomarão sobre si o nome de Cristo, lembrar Dele, e guardar Seus mandamentos. Em retorno, o Senhor promete abençoar aqueles membros batizados fiéis com a companhia do Espírito do Senhor, ou Espírito Santo.

Depois do batismo, os Mórmons recebem o dom do Espírito Santo. Não como o poder ocasional do Espírito Santo, sentido, por exemplo, pelas pessoas quando elas sinceramente investigam a Igreja, o dom do Espírito Santo é mais permanente. Como Joseph Smith escreveu na quarta Regra de Fé, é escrito que um homem recebe o Espírito Santo por imposição de mãos. É por este meio que os homens têm o poder do sacerdócio, quando pela imposição das mãos sobre a cabeça da pessoa que está recebendo a ordenança, podem-na abençoar, e um homem pronunciará uma benção especial para conceder o dom do Espírito Santo. A pessoa depois tem a companhia ininterrupta do Espírito de Deus para dirigi-la, adverti-la, e confortá-la. Se a pessoa peca, o Espírito Santo se afasta dela. Mas quando a pessoa se arrepende e se esforça por ser justa, digna e receptiva, o Espírito Santo pode fornecer grandes bênçãos de entendimento, proteção e paz.

Na Igreja Mórmon, o batismo nunca é executado antes de uma  pessoa completar a idade de oito anos. Esta idade foi estabelecida em revelação nos dias modernos (ver Doutrina e Convênio 68:27) com essa idade as crianças tornam-se responsável pelos seus pecados, o que quer dizer que já são capazes de discernir entre certo e errado e  que têm responsabilidade pessoal por sua conduta. Paraqueles de idade suficiente que não sejam capazes de discernir entre o certo e o errado  (por causa de uma condição tal como dano mental severo, por exemplo) não há nenhuma responsabilidade pelos pecados e, portanto, não é necessário que sejam batizados. Tais são vistos como salvos pela Expiação de Cristo, como são todos os bebês e crianças que morrem antes de oito anos. Tendo este conhecimento que o Livro de Mórmon especificamente proíbe a prática de batismo infantil, mantendo que é “zombaria solene diante de Deus”. (ver Moroni 8:4-23).

Embora Jesus fosse perfeito, o Livro de Mórmon ensina que Ele foi batizado para mostrar que “ele se humilhou antes do Pai, e testemunhou ao Pai que ele seria obediente a Ele em manter seus mandamentos” (2 Néfi 31:7). As crianças pequenas não são capazes de fazer tal compromisso, e por isso não têm nenhuma necessidade de batismo”.

O batismo somente é reconhecido como válido quando é executado por alguém que possui a autoridade adequada do sacerdócio, no ofício de Sacerdote no Sacerdócio Aarônico ou um ofício maior. A reivindicação do Mormonismo para ser o Evangelho verdadeiro de Jesus Cristo é mantida principalmente por autoridade divinamente dada (o sacerdócio) e revelação continuada.

Semelhante às crenças de muitas denominações Cristãs, os mórmons acreditam que esse batismo é um requisito apara se entrar no reino de Deus. Esta crença apresenta um problema, no entanto, para os milhões das pessoas que viveram e morreram sem a oportunidade de jamais ouvir sobre Jesus Cristo, ainda sem a possibilidade de serem batizadas. Por esta razão, os mórmons acreditam na ordenança de executar batismos em favor desses que morreram. Este trabalho é feito somente em templos Mórmons e é executado por alguém agindo como um procurador de uma pessoa  já falecida. Os mórmons acreditam que esta ordenança, o batismo para os parentes mortos, é somente de valor ao morto quando a pessoa aceita o trabalho feito em seu favor. Se a ordenança de fato é aceita, a pessoa será capaz de entrar no reino de Deus, assim como se ele ou ela tivesse tido a oportunidade de ser ensinado e ser batizado enquanto vivia na Terra.

Os mórmons acreditam que mesmo depois de batismo os membros ainda cometerão erros. No partilhar do sacramento semanalmente, os mórmons têm a oportunidade de renovar as promessas feitas ao Senhor no batismo. Isto inclui a possibilidade de iniciar uma semana sentindo-se totalmente perdoadose perfeitamente limpos de todos os pecados da semana prévia. Os mórmons acreditam que o sentimento de pureza na semana pode motivar para evitar o pecado.

Os sacerdotes na Igreja Mórmon não possuem somente a autoridade de batizar indivíduos para a remissão de pecados, mas também a autoridade de abençoar o sacramento, já que abençoar é, em essência, uma manutenção semanal da remissão de pecados.
As bênçãos do batismo oferecem aos indivíduos a esperança através da Expiação e infinito amor do Salvador Jesus Cristo.

Voce pode pular para o fim e responder. Atualmente não é permitido fazer ping.

6 Respostas para “Batismo”

  1. iran araujo dos santos Diz:

    sou membro de a igreja de jesus cristo dos santos dos ultimos dias. e é maraviloso este evangelio pois nos inalteçe nossa alma nos redime dos nosos pecados, somos melhor p. os outros e para nos mesmos. sigo a jesus cristo e seus ensimanentos||

  2. francisco carlos de brito teixeira Diz:

    Gostaria de conhecer mais e se batizar,pois estou me sentindo sozinho e desamparado por nao ter uma religiao ,clara obrigado pela atençao . fique com Deus.

  3. Destro Diz:

    Procure o site da Igreja no http://www.lds.org.br e o http://www.mormons.org.br e solicite uma copia do Livro de Mormon, a visita dos missionarios ou mesmo visite uma capela perto de voce.

  4. rozimere Diz:

    Ta proximo meu batismo nas aguas sinto que esse evangelho e verdadeiro mas ainda mim sinto confusa meu esposo e pastor da outra religiao e cada dia tem cido um tormento pois ele vem com palavras ao contrario e prova pela biblia mesmo assim quero mim batizar pesso ajuda em oracao meus amados irmaos meu batismo sera em jaboatao bairro vila rica as 16:00 horas dia 16-03-13 eu e minha filha tou feliz bem isso e um bom sinal.

  5. Reinaldo Diz:

    Olá Cara irmã Rozimere,

    Parabéns por sua corajosa decisão. É importante lembrarmos que as adversidades e opiniões contrárias existem, porém, as coisas que se revelam de Deus à Humanidade não são através de provas ou confrontamentos e sim através de nossa busca pessoal, reflexão e oração.Este é o desafio do Livro de Mórmon. Leia, Pondere e Ore e assim receberá sua própria resposta advinda diretamente do seu Pai Eterno. Esta será a resposta que a guiará por toda sua existência terrena e a fortalecerá. É algo individual e Divino.

  6. leticia Diz:

    Sou uma membroo e tenho 13 anos, sou das moças: Classe das abelinhas, amoo mt a igreja e hj e um dia mto especial, uma amiga minha vae batizar, e eu precisoo de um discurso’ qm poder me ajudar cm algumas palavras agradeço mto’ ;) sou mtoo feliz e grata ao pai celestial por ser desta maravilhosa igreja, agradeço por ser batizada, e por receber bênçãos e ordenanças’ tdoo isso pelo meu grandioso pai’! Amém.

Deixe uma Resposta