Plano Salvacao

O plano de salvação, também conhecido como o plano de felicidade, é o caminho que o Senhor criou para todos os Seus filhos poderem voltar à Sua presença.

O plano começa com a nossa existência pré-mortal, ou a vida que vivíamos antes de vir para a Terra. Os Mórmons acreditam que vivemos antes de vir à Terra com nosso Pai Celestial como espíritos que Ele havia criado. Nós éramos felizes lá, mas precisávamos progredir e crescer mais. Então o Pai Celestial nos apresentou o plano o qual viríamos para um mundo físico que seria criado – a Terra – onde poderíamos ter um corpo físico para abrigar o nosso espírito e onde poderíamos crescer através de nossas próprias experiências. Essa vida terrena nos traria dificuldades, mas precisávamos de um lugar para ser testados e para sermos provados para nosso Pai Celestial.

O Pai Celestial sabia desde o princípio que precisaríamos de um Salvador. Esse papel era essencial, pois precisaríamos de alguém que seria o nosso mediador com o Pai para cumprir os requerimentos da justiça. Sem alguém para cumprir esse papel, não seríamos capazes de voltar a viver com o nosso Pai Celestial no mais alto grau do reino dos céus, porque nada que é impuro pode habitar na presença de Deus. Então, havia uma necessidade que alguém viesse à Terra, tomasse sobre si todos os pecados da humanidade e então morresse e ressuscitasse para que todos pudéssemos assim ressuscitar um dia.

Essa expiação cumpriria todos os requerimentos de justiça porque o preço seria pago por todos os pecados cometidos. O Mormonismo ensina que havia dois filhos espirituais do Pai Celestial que se dispuseram voluntariamente para ser o Salvador do mundo. Lúcifer, agora conhecido como Satanás, disse que seria o Salvador, mas ele queria para si toda a glória do Pai. Ele também queria destruir o nosso arbítrio, ou seja, o direito de escolher o que é certo e o que é errado, aqui na Terra e nos forçar a fazer tudo o que era necessário para poder voltar a morar com o Pai Celestial. Essa perda de arbítrio poderia não funcionar. Quando Jesus ofereceu para ser o nosso Salvador, Ele humildemente queria que a glória fosse toda do Pai. Jesus foi escolhido para ser o Salvador da humanidade (ver Moisés 4:1-3).

Então, a Terra foi criada. Os Mórmons acreditam que Jesus Cristo, juntamente com outros espíritos especiais de nosso Pai Celestial, criaram a Terra (ver Moisés 2,3).

O primeiro homem e a primeira mulher foram criados na Terra. Seus nomes eram Adão e Eva, e eles viveram por um tempo no Jardim do Édem, o qual era um lugar bonito e perfeito criado pelo Senhor. Eles viveram no Jardim do Édem e falavam e viam Deus frequentemente. Foi lhes dado um mandamento pelo Senhor de que não comessem do fruto da árvore do bem e do mal. Adão e Eva tomaram a decisão de comer do fruto. Porque eles desobedeceram o Senhor comendo do fruto, eles foram expulsos do Jardim do Édem e foram afastados da presença do Senhor.

Os Mórmons acreditam que essa decisão de comer do fruto não foi um pecado maléfico, mas ao invés disto, foi algo necessário para o progresso da humanidade. Caso Adão e Eva não houvessem comido do fruto, eles nunca teriam tido filhos – significando que nenhum de nós teríamos ainda vindos à Terra – e eles nunca teriam sido capazes de crescer e progredir. Esse ato de deixar o Jardim do Édem e a presença de Deus para entrar no mundo é conhecido no Mormonismo como “A Queda”, e esse evento é o processo pelo qual a humanidade veio a se tornar mortal nesta Terra.

Todos viemos à Terra no tempo estabelecido pelo Senhor. Esse período é conhecido no Mormonismo e no plano de salvação como “Vida Mortal”. Todos recebemos um corpo mortal e nascemos de pais terrenos e vivemos em famílias. Essas famílias são essenciais para nossa felicidade na Terra e na vida por vir, e os Mórmons acreditam que podemos viver com nossas famílias para sempre, caso sejamos dignos disso. Os Mórmons sabem que, na realidade, nossas vidas são curtas, comparadas com as eternidades antes e depois desta Terra. Ainda assim, a vida mortal é importante, pois é neste tempo que provaremos sermos dignos de ir morar com o Senhor. Temos nosso arbítrio, o qual é necessário para fazer escolhas entre o que é bom e o que é mau. Temos a oportunidade de aprender e de crescer. Todas as oportunidades terrenas nos dá a chance de ter alegria e paz nesta vida.

Todos nós cometeremos erros. O Pai Celestial sabia que faríamos isso, então Jesus Cristo, o Salvador, foi enviado. Ele nasceu de uma mãe mortal, Maria, e do Pai Celestial. Os Mórmons acreditam que Jesus é literalmente o Filho do Pai Celestial. Ele viveu uma vida perfeita nesta Terra, e ao final de sua vida aqui, sofreu por nossos pecados no Jardim do Getsêmane e então morreu em uma cruz. Este foi o Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo, e é este o único caminho pelo qual podemos ser limpos de nossos pecados e perdoados por nosso Pai Celestial. Este processo de purificação e perdão é conhecido no Mormonismo como Arrependimento. Os Mórmons acreditam que quando pecamos, precisamos sentir pesar pelas coisas que temos feito. Então precisamos confessar nossos pecados para o nosso Pai Celestial através de oração, e então precisamos abandonar esses erros, nunca mais os cometendo novamente (saiba mais sobre o Arrependimento). Através do Sacrifício de Jesus Cristo, podemos nos sentir limpos perante o nosso Pai Celestial. Devemos não mais sentir culpa pelos pecados que já nos arrependemos.

Ao fim de nossa vida mortal, todos nós morremos. Os Mórmons acreditam que a morte é a separação do espírito e do corpo. O corpo é sepultado enquanto o espírito entra no “Mundo Espiritual”.

O Mundo Espiritual é a próxima fase de progressão no plano de salvação e é o período quando os espíritos dos homens e das mulheres estão separados de seus corpos. Os Mórmons acreditam que o mundo espiritual é uma parte necessária do plano de salvação. Lá as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ouvir o evangelho de Cristo na Terra terão a oportunidade por aqueles que tiveram esse privilégio. É um período de trabalho missionário e de aprendizado. Os filhos de Deus que não ouviram o evangelho na Terra podem escolher aceitá-lo ou não no mundo espiritual, e muitos recebem todas as bênçãos eternas que vem com essa aceitação. Os espíritos residindo no mundo espiritual cumpriram com o seu trabalho designado até que venha a “Segunda Vinda” do Senhor Jesus Cristo à Terra. Os Mórmons acreditam que Cristo virá novamente para reinar como Rei dos reis e Senhor dos senhores, sobre todas as Suas criações. Satanás e todas as suas influências serão banidas e a terra será um belo lugar para se viver. Esse período é conhecido no Mormonismo como o “Milênio”, ou seja, mil anos de paz na terra.

A parte final do plano de salvação é a separação entre os “Três Graus de Glória”, ou três reinos. Os Mórmons acreditam que isso acontecerá durante o que é conhecido mundialmente como o “dia do julgamento”, o evento no qual o Pai Celestial e Jesus Cristo presidirão e todos nós seremos julgados de acordo com os nossos atos durante a vida mortal. Os Mórmons acreditam que seremos reunidos novamente com os nossos corpos físicos e então haverá a ressurreição de toda a humanidade. Nossos corpos estarão em um estado de perfeição, e seremos designados para um desses reinos: O Reino Celestial, o Reino Terrestrial, ou o Reino Telestial. O Reino Celestial é o maior e mais glorioso de todos os Reinos. Em seguida vem o Reino Terrestrial, e finalmente o Telestial. Os Mórmons acreditam que o Reino Celestial é onde poderemos ter vida eterna com nossos familiares e com nosso Pai Celestial e Jesus Cristo. O Mormonismo também ensina que cada marido e mulher – que alcançarem o mais alto grau de glória, ou o Reino Celestial – terão a oportunidade de criar filhos espirituais e mundos assim como o nosso Pai Celestial. Essa é a maior meta do plano de salvação. Os Mórmons acreditam que neste estado em que seremos deuses e deusas – Pais Celestiais – e que nos trará felicidade e alegrias que durarão por toda a eternidade.

Copyright © 2016 Igreja de Jesus Cristo. Todos os direitos reservados.
Esta página web não pertence nem é afiliada a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (algumas vezes também chamada de Igreja Mórmon ou Igreja SUD). Os pontos de vista expressos pelos usuários são de responsabilidade dos mesmos e não representam necessariamente a posição da Igreja. Para acessar os sites oficiais da Igreja visite: LDS.org ou Mormon.org.

Pin It on Pinterest