Servico no Mormonismo

Os Mórmons acreditam que serviço é um elemento necessário para se tornar mais caridoso e semelhante a Cristo. Para mostrarem caridade, o que eles vêem como o puro amor de Cristo, os mórmons buscam oportunidades para servir os seus vizinhos.Derek A. Cuthbert, um líder da Igreja Mórmon, disse que serviço é necessário para “mudar vidas, desenvolver valores verdadeiros, e superar influências mundanas.”

Um antigo Presidente da Igreja Mórmon, David O. Mckay, disse: “Natureza Divina, fraternidade e serviço – esses três princípios chaves estão inclusos em todas as atividades de nossa Igreja.” (Cherished Experiences from the Writings of President David O. McKay (1976), 15-16).

A grande importância que os Mórmons colocam em serviço é visto facilmente em seus chamados na Igreja. Todos os líderes, professores, e administradores das congregações Mórmons não são pagos. Os Mórmons aceitam de boa vontade e servem da melhor maneira possível em qualquer posição que lhe peçam que ocupem. Esta vontade vem de uma compreensão de que o Senhor deseja e precisa do serviço de cada membro da Igreja no cumprimento de sua responsabilidade para o crescimento da Igreja. Esta responsabilidade também é cumprida em família. Os Mórmons acreditam que a família é a unidade mais básica e fundamental da Igreja e da vida na Terra. Em família começa o exemplo de serviço, como os pais ensinam seus filhos com carinho e devoção os princípios de viver uma íntegra.

Outro aspecto conhecido de serviço Mórmon é o trabalho missionário. Os missionários Mórmons também não são pagos. Um homem de pelo menos dezenove anos de idade e uma mulher de pelo menos vinte e um anos tem a oportunidade de servir uma missão de tempo integral para a Igreja. Eles submetem informações à Presidência da Igreja em Salt Lake City, Utah, onde os líderes, inclusive o Profeta, selecionam em espírito de oração onde cada missionário deve servir. As missões da Igreja Mórmon existem no mundo inteiro e estão espalhando rapidamente. Enquanto servem como missionários, os Mórmons ensinam o Evangelho de Jesus Cristo e fazem tudo que eles podem para deixar exemplos de serviço íntegro. Um antigo Presidente da Igreja Mórmon, Erza Taft Benson, ilustro bem os aspectos de serviço quando ele aconselhou: “deixe-nos servir um ao outro com amor fraterno, nunca cansado das exigências sobre nós, sendo pacientes e perseverantes e generonosos”.

O serviço também está relacionado à importância do trabalho que uma faceta básica do Mormonismo. Os Mórmons acreditam que eles deveriam ocupar-se “zelosamente de uma boa causa e fazer muitas coisas de sua livre e espontânea vontade e realizar muita retidão”. ( Doutrina e Convênios 58:26-27).  O desejo de servir individualmente ou em grupo é encorajado para todos os membros da Igreja. Os jovens da Igreja frequentemente participam de grupos de projetos de serviço. Os adultos também participam de programas chamados: Mestre Familiar e Professora Visitante. O programa de Mestre Familiar oferece cada homem na igreja a oportunidade para visitar outro membro ou família de membros da congregação. Professora Visitante é um programa onde as mulheres se encontram e visitam as casas de outras mulheres da congregação. Ambos os programas são designados para assegurar que todo membro de uma congregação Mórmon sinta-se incluído e tem a oportunidade de receber alguma ajuda que eles possam necessitar.

O Sacerdócio, o poder de Deus dado aos homens dignos na Terra, é um exemplo maravilhoso de serviço na Igreja Mórmon. Cada chamado de liderança da Igreja não é um símbolo de status, mas uma grande oportunidade para servir. Como o líder da Igreja, Elder M. Russell Ballard, declarou: “Todos os portadores do sacerdócio ajudam nosso Pai Celestial realizar o Seu propósito divino: ‘levar a efeito a imortalidade e a vida eterna do homem’ (Moisés 1:39)”.

Os Mórmons vêem como melhor exemplo e serviço para ser seguido o do Senhor Jesus Cristo. Na noite anterior à Sua crucificação, Jesus lavou os pés dos doze apóstolos para lhes ensinar a importância de servir, entre outras coisas. O relato deste ato de serviço é encontrado em João 13:14-16 que lemos: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.”

Este tipo de serviço e amor para todos os homens, semelhante a Cristo, é uma meta importante para tosos os membros do Mormonismo. Os Mórmons acreditam  que quando eles servem a qualquer filho de Deus, eles estão servindo o próprio Deus. (ver Mateus 25:40). Qualquer serviço no nome de Cristo e de Sua Igreja é serviço para o Salvador. Na revelação dada ao Profeta Joseph Smith em 1831, prestar serviço para o Senhor é um mandamento importante: “…em nome de Jesus Cristo servirá (o Senhor vosso Deus)” (Doutrina e Convênios 59:5). Serviço no Mormonismo é um modo para demonstrar gratidão ao Salvador Jesus Cristo e um modo para conhecê-lo, seguindo Seu exemplo.