Servico no Mormonismo

Os Mórmons acreditam que serviço é um elemento necessário para se tornar mais caridoso e semelhante a Cristo. Para mostrarem caridade, o que eles vêem como o puro amor de Cristo, os mórmons buscam oportunidades para servir os seus vizinhos.Derek A. Cuthbert, um líder da Igreja Mórmon, disse que serviço é necessário para “mudar vidas, desenvolver valores verdadeiros, e superar influências mundanas.”

Um antigo Presidente da Igreja Mórmon, David O. Mckay, disse: “Natureza Divina, fraternidade e serviço – esses três princípios chaves estão inclusos em todas as atividades de nossa Igreja.” (Cherished Experiences from the Writings of President David O. McKay (1976), 15-16).

A grande importância que os Mórmons colocam em serviço é visto facilmente em seus chamados na Igreja. Todos os líderes, professores, e administradores das congregações Mórmons não são pagos. Os Mórmons aceitam de boa vontade e servem da melhor maneira possível em qualquer posição que lhe peçam que ocupem. Esta vontade vem de uma compreensão de que o Senhor deseja e precisa do serviço de cada membro da Igreja no cumprimento de sua responsabilidade para o crescimento da Igreja. Esta responsabilidade também é cumprida em família. Os Mórmons acreditam que a família é a unidade mais básica e fundamental da Igreja e da vida na Terra. Em família começa o exemplo de serviço, como os pais ensinam seus filhos com carinho e devoção os princípios de viver uma íntegra.

Outro aspecto conhecido de serviço Mórmon é o trabalho missionário. Os missionários Mórmons também não são pagos. Um homem de pelo menos dezenove anos de idade e uma mulher de pelo menos vinte e um anos tem a oportunidade de servir uma missão de tempo integral para a Igreja. Eles submetem informações à Presidência da Igreja em Salt Lake City, Utah, onde os líderes, inclusive o Profeta, selecionam em espírito de oração onde cada missionário deve servir. As missões da Igreja Mórmon existem no mundo inteiro e estão espalhando rapidamente. Enquanto servem como missionários, os Mórmons ensinam o Evangelho de Jesus Cristo e fazem tudo que eles podem para deixar exemplos de serviço íntegro. Um antigo Presidente da Igreja Mórmon, Erza Taft Benson, ilustro bem os aspectos de serviço quando ele aconselhou: “deixe-nos servir um ao outro com amor fraterno, nunca cansado das exigências sobre nós, sendo pacientes e perseverantes e generonosos”.

O serviço também está relacionado à importância do trabalho que uma faceta básica do Mormonismo. Os Mórmons acreditam que eles deveriam ocupar-se “zelosamente de uma boa causa e fazer muitas coisas de sua livre e espontânea vontade e realizar muita retidão”. ( Doutrina e Convênios 58:26-27).  O desejo de servir individualmente ou em grupo é encorajado para todos os membros da Igreja. Os jovens da Igreja frequentemente participam de grupos de projetos de serviço. Os adultos também participam de programas chamados: Mestre Familiar e Professora Visitante. O programa de Mestre Familiar oferece cada homem na igreja a oportunidade para visitar outro membro ou família de membros da congregação. Professora Visitante é um programa onde as mulheres se encontram e visitam as casas de outras mulheres da congregação. Ambos os programas são designados para assegurar que todo membro de uma congregação Mórmon sinta-se incluído e tem a oportunidade de receber alguma ajuda que eles possam necessitar.

O Sacerdócio, o poder de Deus dado aos homens dignos na Terra, é um exemplo maravilhoso de serviço na Igreja Mórmon. Cada chamado de liderança da Igreja não é um símbolo de status, mas uma grande oportunidade para servir. Como o líder da Igreja, Elder M. Russell Ballard, declarou: “Todos os portadores do sacerdócio ajudam nosso Pai Celestial realizar o Seu propósito divino: ‘levar a efeito a imortalidade e a vida eterna do homem’ (Moisés 1:39)”.

Os Mórmons vêem como melhor exemplo e serviço para ser seguido o do Senhor Jesus Cristo. Na noite anterior à Sua crucificação, Jesus lavou os pés dos doze apóstolos para lhes ensinar a importância de servir, entre outras coisas. O relato deste ato de serviço é encontrado em João 13:14-16 que lemos: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.”

Este tipo de serviço e amor para todos os homens, semelhante a Cristo, é uma meta importante para tosos os membros do Mormonismo. Os Mórmons acreditam  que quando eles servem a qualquer filho de Deus, eles estão servindo o próprio Deus. (ver Mateus 25:40). Qualquer serviço no nome de Cristo e de Sua Igreja é serviço para o Salvador. Na revelação dada ao Profeta Joseph Smith em 1831, prestar serviço para o Senhor é um mandamento importante: “…em nome de Jesus Cristo servirá (o Senhor vosso Deus)” (Doutrina e Convênios 59:5). Serviço no Mormonismo é um modo para demonstrar gratidão ao Salvador Jesus Cristo e um modo para conhecê-lo, seguindo Seu exemplo.

Copyright © 2016 Igreja de Jesus Cristo. Todos os direitos reservados.
Esta página web não pertence nem é afiliada a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (algumas vezes também chamada de Igreja Mórmon ou Igreja SUD). Os pontos de vista expressos pelos usuários são de responsabilidade dos mesmos e não representam necessariamente a posição da Igreja. Para acessar os sites oficiais da Igreja visite: LDS.org ou Mormon.org.

Pin It on Pinterest