Casamento Eterno

O casamento é uma parte importante e essencial para o Evangelho como apresentado e acreditado pelos membros da Igreja Mórmon. De fato, o casamento tem sido uma parte do plano de Deus para os seus filhos desde o começo. Em Gênesis, Adão começa sozinho no Jardim do Éden. Mas em Gênesis 2:18 diz: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”. Deus criou Eva para ser a esposa e companheira de Adão. É fácil ver o casamento como uma forma de companheirismo – homens e mulheres não foram feitos para estarem sozinhos.Os Mórmons acreditam que o casamento dura para toda a eternidade – por isso o chamam de “Casamento Eterno”. Mais formalmente, o casamento eterno é chamado de “Selamento” ou de “Ordenança Seladora”. O casamento civil pode ser realizado nas capelas Mórmons, caso os noivos assim desejem. Após o casamento civil, os noivos se casam em um dos templos Mórmons.Quando um noivo e uma noiva são casados no templo eles são selados um ao outro – eles não estão casados somente para essa vida, ou “até que a morte os separe”, mas estão casados para essa vida e para a eternidade. Cristo ensinou que “o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 9:6) e os Mórmons acreditam que a morte não põe fim ao casamento.

O Élder James A. Cullimore disse: “O casamento no templo para o tempo e a eternidade deveria ser a meta para todo o membro da Igreja, pois o casamento é ordenado por Deus. O casamento é um mandamento. O Casamento foi instituído por édito divino”.

Deus prometeu ao profeta Joseph Smith em uma revelação que “se um homem casa com sua esposa pelo… novo e eterno convênio… por alguém que tenha autoridade… ele [o casamento] terá total [validade] quando estão fora do mundo”. Portanto, aqueles que são selados em um templo Mórmon têm a promessa de que seu relacionamento continuará para sempre. Entretanto, o casal precisa honrar os convênios que fizeram um ao outro e com Deus quando se casaram. Somente a desobediência pode quebrar os laços eternos de um marido e sua esposa.

Um casamento eterno não apenas abençoa o marido e sua esposa, mas também os seus filhos. O casal quando selado no templo os seus filhos são selados a eles. Um casamento eterno não é somente um casamento eterno, mas são famílias eternas. As bênçãos de Deus estarão sobre todos, individualmente e coletivamente.

Lembre-se que Deus disse a Adão e Eva para “multiplicar e encher a Terra”. O casamento é companheirismo – e além disso e de qualquer outra coisa, é o começo de uma família. Em A Família: Uma Proclamação ao Mundo declara: “O primeiro mandamento dado a Adão e Eva por Deus referia-se ao potencial de tornarem-se pais, na condição de marido e mulher. Declaramos que o mandamento dado por Deus a Seus filhos, de multiplicarem-se e encherem a Terra, continua em vigor. Declaramos também que Deus ordenou que os poderes sagrados de procriação sejam empregados somente entre homem e mulheres, legalmente casados. (…) O marido e a mulher têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os seus filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos”.

O que os Mórmons acreditam sobre casamentos, então, é que eles precisam ser fortes, e as famílias precisam também ser igualmente fortes. Infidelidade e indiferença podem facilmente ser fatais para um casamento e uma família. A Noite Familiar, orações familiares, o estudo de escrituras em família, são formas de fortalecer a família e todo dia deve ser um lembrete de que a família é eterna, o casamento é eterno – todos devem ser amigos, e todos devem amar-se mutuamente. O Elder F. Burton Howard disse o seguinte a respeito do casamento: “Se você quer que alguma coisa dure para sempre, deve tratá-la de modo diferente. Você a defende e a protege. Você nunca abusa dela. Você não a expõe aos elementos. Você não a torna comum ou trivial. Caso ela venha a ficar oxidada, você amorosamente dá polimento a ela até que resplandeça como nova. Ela torna-se especial porque você a fez especial, e a sua beleza e preciosidade aumentam com o passar do tempo.

O casamento eterno é exatamente assim. Precisamos tratá-lo exatamente dessa forma. Oro para que possamos enxergá-lo como a inestimável dádiva que ele é” (Leia o discurso integralmente).