Pai Celestial

Os Mórmons acreditam que temos um Pai e uma Mãe Celestial que criaram nossos espíritos antes que viéssemos à Terra.

Em Salmos 82:6 podemos ler: “Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo”.

Joseph Smith ensinou que nosso Pai Celestial é o pai de nossos espíritos e um dos três membros da Trindade, juntamente com Seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo. O Pai Celestial conhece a cada um de nós pessoalmente e quer que possamos voltar a morar com Ele um dia. Assim como uma criança cresce e se torna parecido com seus pais terrenos, os Mórmons acreditam que cresceremos nesta vida para eventualmente nos tornar parecidos com nosso Pai Celestial na vida por vir (após a morte). O Pai Celestial requer um trabalho importante de cada um de nós, e é necessário que aprendamos o máximo que pudermos e precisamos viver retamente nesta Terra.

Lemos em Mateus 5:48 o seguinte: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”.

Essa perfeição está disponível somente através do Salvador Jesus Cristo, que expiou, ou “pagou o preço”, por nossos pecados para que pudéssemos ser perdoados se nos aproximássemos de nosso Pai Celestial em humildade. Nenhum dos filhos do Pai Celestial pode ser perfeito aqui na Terra, mas o Mormonismo ensina que as tentativas mais sinceras que os homens e mulheres fizerem nessa Terra para se aproximar do Pai Celestial será recompensado. A graça de Cristo e a misericórdia do Pai Celestial nos salvarão, apenas depois que tivermos feito tudo o que nos for possível para viver retamente.

Lemos em 2 Néfi 25:23 que “… é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer”.

O Mormonismo ensina que o Pai Celestial é um Senhor justo e misericordioso. Ele é um Pai amado. Seu amor por nós e Seu desejo por nossa felicidade eterna são esclarecidas em Seu plano para todos nós. Os Mórmons chamam esse plano de Plano de Salvação, e é o caminho que o Pai Celestial criou para que pudéssemos voltar à sua presença depois desta vida Terrena.

Os Mórmons acreditam que para obter uma alegria completa nas eternidades, uma pessoa precisa ter um corpo que é inseparavelmente conectado com o seu espírito. O Pai Celestial e Jesus Cristo, ambos tem corpos. Quando o Profeta Joseph Smith recebeu a Primeira Visão, o qual trouxe consigo a Restauração do Evangelho de Jesus Cristo, ele escreveu que ele viu o Pai e o Filho (ver Joseph Smith História 1). Das revelações modernas que vieram para Joseph Smith durante os primeiros dias da Igreja Mórmon, podemos aprender mais sobre a natureza de nosso Pai Celestial:

Doutrina e Convênios 130:22 diz: “O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito…”

O Mormonismo ensina que cada pessoa na Terra pode comunicar diariamente com nosso Pai Celestial através de oração. O Pai Celestial quer que nos aproximemos com nossos problemas, dúvidas, e desejos honráveis. Os Mórmons acreditam que o Pai Celestial nos responderá através de revelação pessoal. Essa comunicação diária com nosso Pai Celestial é necessária para que tenhamos paz nessa vida.

Os Mórmons acreditam que é importante para cada homem e mulher na Terra saber que o Pai Celestial é de fato o nosso Pai e que conhece e ama cada um de Seus filhos. Esse entendimento nos dá força e a determinação que são requeridos para que possamos perseverar através das dificuldades da vida e para viver em retidão.

Saiba mais sobre:

A Natureza de Deus – Existem muitas crenças diferentes sobre a natureza de Deus em nosso mundo atualmente. Os Mórmons ter um conceito muito claro sobre Deus, e especialmente uma idéia bastante clara sobre o relacionamento de Deus o Pai, Jesus Cristo, o Filho, e o Espírito Santo.

O Propósito da Vida – Cada um de nós é um filho de Deus. Antes de nascer, vivíamos com Deus em espírito. Nós éramos felizes, mas Deus sabia que não poderíamos progredir mais a menos que deixassemos Ele por um tempo e viéssemos à Terra.

O Plano de Salvação – O plano de salvação, também conhecido como o plano de felicidade, é o caminho que o Senhor criou para todos os Seus filhos poderem voltar à Sua presença.

Copyright © 2016 Igreja de Jesus Cristo. Todos os direitos reservados.
Esta página web não pertence nem é afiliada a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (algumas vezes também chamada de Igreja Mórmon ou Igreja SUD). Os pontos de vista expressos pelos usuários são de responsabilidade dos mesmos e não representam necessariamente a posição da Igreja. Para acessar os sites oficiais da Igreja visite: LDS.org ou Mormon.org.

Pin It on Pinterest